Adriana Teixeira Simoni
Bicicleta o presente
mais cobiçado por uma criança até os dias atuais concorrendo apenas com vídeo game
e computador, mas o único brinquedo que ainda é símbolo de liberdade. Teve sua
criação iniciada pelo factótum Leonardo da Vinci próximo ao ano de 1500 e sua
chegada ao Brasil foi ao século XIX muito provavelmente na região Sul devido ao
grande número de imigrantes europeus, certo que Paraná e São Paulo disputam
essa dianteira, porém o que importa é que a mesma chegou ao Brasil com o mesmo
sucesso que fez pela França e outros locais da Europa.
Já em 1895 em São
Paulo onde hoje é a Praça Roosevelt foi construída a primeira ciclovia ou como
era chamada na época velódromo. Em Paris muito antes com advento dos automóveis
houve preocupações em abrir espaço para desenvolver a velocidade com os
veículos, sendo esse o inicio da loucura que presenciamos hoje. Mas agora
pensam novamente na bicicleta e tentam contornar o esquecimento durante o desenvolvimento da
cidade de São Paulo (só como exemplo)
onde conta com a mais nova ciclo-faixa na Avenida Paulista .
Com o avanço
econômico e demográfico o trânsito das grandes cidades se tornou algo venenoso
tanto pelo aspecto social quanto pelo risco de morte. No entanto, a
possibilidade do retorno do uso da bicicleta já vem se apresentando como algo
promissor, onde desde a instituição do novo código de trânsito em 1998, quando
ciclistas ganharam DIREITOS E DEVERES fato que ainda não está sendo cobrado de
forma satisfatória em praticamente todo território nacional, trouxe certa notoriedade
a bicicleta onde ela deixa de ser apenas brinquedo se tornando também um veículo.
Com esse conceito
de veículo dado a bicicleta a mesma necessita ter seu espaço garantido nessa
odisséia que é o trânsito atualmente seja nas grandes cidades ou no interior,
pois o volume de carros cresce tanto quanto diminui a educação dos cidadãos,
contribuindo para maior incidência de acidentes, aspecto em que a bicicleta se
torna vulnerável.
Enfim para
mantermos o equilíbrio é necessário pedalarmos o tempo todo mantendo o
constante movimento dos acontecimentos em nossa vida e nesse ponto a bicicleta
como transporte nos beneficia muito mais, pois nos permite um contato mais
intimo com a natureza possibilitando apreciar um pássaro, um animal, um inseto
as vegetações e até mesmo detalhes arquitetônicos da cidade que de carro é
impossível, pois a velocidade e atenção nos prende e impossibilita.
Portanto a
bicicleta contribui para que o planeta mantenha-se mais limpo bem como
possibilita também ao ciclista um deslocamento mais saudável, sendo ele um
cidadão que utiliza a bicicleta como meio de transporte para trabalhar ou para
suas atividades corriqueiras do dia a dia ou ainda um cidadão desfrutando
completamente dos benefícios que pedalar pode lhe trazer.
A qualidade das
oportunidades que andar de bicicleta possibilita realmente é um motivo bastante
plausível para ciclovias ou ciclofaixas serem um projeto ambicionado por todas as
cidades, apenas não podem ficar somente no papel. O trânsito e o planeta serão
com certeza depois dos ciclistas os maiores beneficiados pelo retorno do uso da bicicleta mais intensificado.
Enquanto não chegam
as ciclovias por todos os cantos não podemos perder a oportunidade de pedalar
muito e fortalecer os músculos e a alma. Controlando o perseguido peso ideal, garantindo
a economia ao deixar o carro em casa e comemorando com o planeta os benefícios
de uma atitude saudável e sustentável. Pegue agora sua bicicleta e encontre a
saúde e a alegria de viver!
Veja mais
benefícios por aqui:
2 comentários:
Parabéns Adriana por divulgar boas iniciativas. Somos formiguinhas trabalhando em pol de um planeta sustentável para as presentes e futuras gerações.
Visite o Blog o Projeto AJO Ambiental http://projetoajoambiental.blogspot.com.br
Maria Odete - Gestora Ambiental
Obrigada Odete. Vou conferir seu blog também.!!!
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