Adriana Teixeira Simoni
O assunto CONSUMISMO é debatido a exaustão no mundo todo, e se o consumo não for contido irá minar a sustentabilidade planetária com certeza.
Somos todos bombardeados por publicidade de todas as formas para dirigir-nos ao consumo . Basta acordar, abrir o jornal , e existem mais paginas coloridas de anúncios do que noticias, revistas idem, na internet “pump ups” pulam por todos os lados numa ânsia infernal de conquistar mais um click . O pior disso tudo , é que isso atinge também as crianças, que pouco entendimento possuem sobre o mal que isso acarretará até sua fase adulta, tornando-a um objeto manipulável caso não promovermos uma “blindagem” às crianças, através de instruções e conscientização sobre os perigos do consumo exagerado para o planeta, e elas, entenderão mais facilmente do que quem já foi abduzido por esse vicio, portanto protejam suas crianças!
O consumo é intrínseco a vida, porém o CONSUMISMO é um mal que assola o planeta, pois tudo que é demais, é prejudicial .
Falando-se em NATUREZA, esta já dá mostras de que está um tanto exausta com a doação diária que faz de recursos naturais e que pouco recebe de volta em benefícios e ou tratamentos adequados que curem ou miniminizem os males causados pelo uso indiscriminado de seus ACABÁVEIS recursos. Só o que se vê, são projetos, encontros, protocolos e um código Florestal que anistia usos indevidos ainda mais contra nossas florestas, nada é seriamente feito para que haja uma real atitude direcionada a diminuir o consumo, sempre fica para 2015, 2020, etc.
Tudo foi modificado para que o consumo aumentasse, os eletrodomésticos são feitos para quebrar logo acabe a garantia, consertar é mais caro do que comprar um novo, inclusive nas mudinhas de violetas, que duravam um horror de tempo, é implantado uma bactéria que a fará morrer em breve tempo, na tecnologia então, quando um item está em montagem já existe uma tecnologia mais avançada inventada , se não bastasse isso, há incentivo do próprio governo em que a população se jogue ao consumo sem responsabilidade, é preciso um basta nisso tudo urgente!
O consumismo causa além do endividamento problemas psicológicos nas famílias, onde os chefes que mantêm o lar, ao se manifestarem contra o apelo consumista de suas crianças e ou companheiros acabam por acarretar desentendimentos , frustrações o que pode levar a pequenos furtos ou desvios de caráter.
O apelo consumista da mídia provoca certa analgesia, tornando os consumidores facilmente manipuláveis através de emoções por suas ínfimas formas, cores e modelos de publicidade, que podem convencer tanto aos que podem pagar o preço quanto aos que desejam, mas não possuem recursos para satisfazer essa compulsão para o consumo, e geralmente quem não pode é o que mais sofre, porém, não muito mais do que quem pode, pois esse, apesar de poder pagar, sente-se vazio em alguns casos, pois o CONSUMISMO não é algo prazeroso verdadeiramente, é sim, uma armadilha muito bem montada pelo capitalismo.
Priorizar o pensamento sustentável onde o principal é manter um padrão de vida que lhe proporcione uma boa saúde, com direito ao lazer e a cultura , que permita uma moradia digna, uma boa alimentação e que possa desfrutar de uma educação melhor proporcionando alçar-se profissionalmente , isso sim não tem preço , e além do mais você não precisa ter o último modelo de tudo que foi lançado para ser realmente feliz, você precisa saber ver com outros olhos tudo que você já possue, reparar no que está a sua frente dentro dessa biodiversidade incrível e disponível para ser usada com responsabilidade onde você encontrará o verdadeiro prazer de viver, livre do apelo consumista e degradante tanto para o seu bolso quanto para o planeta.
PENSE MELHOR e verá que a felicidade está realmente em pequenas coisas, pequenos gestos, nas poucas coisas que já possuímos e que não usufruímos por estar cegos pelo CONSUMISMO. Saia desta! Seja mais sustentável para si e pelo planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário