O ano sempre se inicia com festejos, comemorações, promessas e uma série de novas perspectivas clamando acontecimentos melhores do que foram no ano que se findou, sejam eles pedidos materiais ou espirituais , para si próprio ou para próximos, em quase todos os casos sempre há um apelo maior por conquistas materiais, que vem calhar impreterivelmente no CONSUMO.
Passa ano, vem ano todos temos o hábito de acumular coisas seja para nos atualizar tecnologicamente (nem sempre necessário) seja porque deu comichão para gastar e acumular objetos em número excessivamente desnecessários, como artigos de vestuário,utensílios para cozinha, pra casa , calçados , artigos decorativos , etc
Deveríamos conscientizamos da necessidade de mudarmos essa forma de conduzir nossa vida , onde para nos sentirmos realizados nos sucumbimos ao consumo na maioria das vezes , por mero hábito de consumir.
Claro que consumir tem seu lado positivo e muitas vezes PODER consumir é um dos pedidos feitos no reveillon para que o próximo ano seja mais próspero, mas há maneiras e maneiras de aproveitar o PODER DE CONSUMIR.
Valorizar as coisas que já possuímos é uma das formas de tornar ISSO sustentável, pois se teve valor um dia, essa mesma coisa ainda tem valor, apenas você se cansou dela, pois ela pode ser vendida ou doada – se estiver em bom/ótimo estado - para quem ainda não teve a mesma oportunidade de tê-la no auge de seu lançamento será um prêmio, pense que ela poderia ter sido o desejo de alguém no reveillon... Dê essa oportunidade a outra pessoa.
Nos dias atuais ao qual muita coisa está banalizada, o consumo é o chefe da vez , se compra demais, coisas demais, faça uma análise criteriosa em seu armário e verificará uma quantidade de roupas que não usa a um ano, dois anos e estão lá, desocupe espaço , DOE! Idem com utensílios domésticos, faça uma varredura em toda a casa e disponha para doação tudo que receber como resposta – Não uso a um ano, ou dois, ou nem me lembrava mais que tinha isso.
Essa limpeza também contribuirá para abrir as portas da prosperidade como diz na Feng Shui então aproveite o ano novo e faça uma faxina na casa retirando tudo que está quebrado ,estragado , encaminhando a reciclagem se possível e tudo que ainda é possível realizar outros sonhos , faça doações!
Aproveite o inicio de um novo ano e plante dentro de você um hábito diferente ao consumir, analise a real necessidade de adquirir , pesquise o produto, o melhor preço , a qualidade, mas não esqueça de ver se a empresa tem responsabilidade social e ambiental e se há uma preocupação em produzir com sustentabilidade.
Existem uma infinidade de Instituições e com certeza na sua região haverá também , alguma que receba roupas em doação, e tudo que estiver “sobrando” em sua casa , pois está na moda “Brechós”, e estes revendem as roupas ajudando dois lados , quem compra paga um preço irrisório e o dinheiro da venda é revertido em outras obras sociais para a mesma instituição ou outras . E nestes “brechós” aceitam também móveis e equipamentos eletro-eletrônicos funcionando, tudo gera utilidade novamente e renda.
Aprenda a viver o SIMPLES , não são necessárias uma montanha de bugigangas que falam e se mexem, nem um armário abarrotado de sapatos e roupas, nem uma casa que mal se consegue circular de tantos moveis e objetos , basta ter o necessário e indispensável que garanta bem estar e qualidade de vida focada numa vida sustentável para você financeiramente e para o planeta contribuindo com menos lixo.
Publicado no Jornal O Popular de Mogi Mirim -SP em 08/01/2011
Publicado no Jornal O Popular de Mogi Mirim -SP em 08/01/2011
2 comentários:
Muito bem colocado Adriana!
Nesse novo ano vamos limpar a casa, praticando o desapego material e pensando na real utilidade que esses objetos tem na nossa vida.
Se o objeto não é usado há mais de um ano, pra que você precisa dele?
Parabéns!
Oi Gostaria de compartilhar o meu artigo sobre design inclusivo, obrigado.
Veja link:
http://www.bdxpert.com/2011/01/10/design-inclusivo-vai-alem-da-arquitetura-e-da-acessibilidade/
Postar um comentário