Adriana Teixeira Simoni
Sustentabilidade é a palavra de ação na atualidade, diminuir sua pegada no planeta também, sem falar em diminuir a emissão de gases de efeito estufa, e ainda tudo isso reunido para aumento da qualidade de vida. Já pensou em algo capaz de unir tudo isso ?
Então vamos a:
Magrela, Bike, Bicicleta
Várias formas de dizer mas uma única forma de andar
PEDALANDO
Quero falar sobre a bicicleta. Acredito ainda seja o presente mais almejado por crianças . Ter uma bicicleta sempre foi algo fantástico , algo que dá a sensação de poder, de superar medos e um montão de outras emoções possibilitadas ao pedalar uma bicicleta.
Depois da infância onde os passeios de bicicleta já se tornam mais distantes, longe do olhar cuidadoso dos pais em parques e sem fugir a vista dos mesmos, a bicicleta se torna além de um brinquedo.
A bicicleta como meio de locomoção, como veículo de locomoção já encara de perto muitos riscos, mas em todos os riscos há meios de ficarmos afastados . E para evitar que aconteçam acidentes, que muitas vezes podem enrolar a vida da gente é bom tomar cuidado com alguns detalhes antes de sair pedalando ...
· É importante que para se sair ao trânsito a bicicleta se encontre em plenas condições de uso, bem avaliada as condições dos pneus e freios, além de sistemas de cambio se for o caso, pois correias também estragam muitos passeios e deslocamentos.
· Muito interessante e pouco lembrado é a roupa que a gente usa quando sai de bicicleta. É importante vestir roupas chamativas que sejam percebidas rapidamente com adereços fosforescentes que outros motoristas possam visualizar sua presença facilmente.
· Outra coisa importante é andar na mesma direção que outros veículos, na mesma mão, pois desta forma também fica mais fácil você ser respeitado.
· Quando andar pelo trânsito tente andar sempre concentrado no trânsito evite o uso de aparelhos de som conectados ao ouvido, isso pode lhe distrair e causar algum acidente.
· Sempre procure sair com documentos, mesmo que seja em Xerox pois nunca se sabe no que podemos ser envolvidos nem sempre só em acidentes , nessa loucura que andam as ruas portar documentos é indispensável.
· Se você for realmente fazer um passeio distante saia preparado com água, lanchinho alguma roupa, e algum acessório que ajude no caminho que escolheu percorrer, e não se esqueça de carregar formas de garantir a segurança de sua bicicleta com cadeados e outros e também a sua, como capacete.
· Ocupe seu espaço na via, se possuir ciclovia ande por ela, porém caso contrário ande de forma que outros veículos o respeitem. Muito perto de guias você pode não ser visto a tempo em uma manobra.
· Cuidado ao andar próximo aos veículos estacionados na rua, muito comum motoristas abrirem a porta do veículo sem olhar e você pode se colidir seriamente contra a porta deste veículo estacionado.
· Pelas vias de trânsito ande tranqüilo e atento, não vá como se estivesse competindo, e evite grandes congestionamentos, há muita fumaça nesses pontos , portanto procure ruas próximas que cortam caminhos menos poluidores.
· Uma dica legal é usar seus braços como sinalizadores, pois os veículos apesar de estarem te vendo, muitas vezes não sabem que você vai mudar a direção então deixe-os bem informados sinalizando com os braços a direção que você vai tomar.
· Lembre-se que você montado na bicicleta NÃO é mais pedestre e deve respeito a eles, caso necessite passar pela calçada, desça da bicicleta.
Bom, creio que utilizar a bike para ir e voltar do serviço, da escola, como meio de praticar atividade física ou mesmo de se divertir é sem dúvida algo sustentável. Você pode fazer isso sem molestar ninguém nem produzir fumaças poluidoras nem barulho e com certeza tomando os cuidados citados acima você também corre bem menos riscos . Além dos Benefícios trazidos ao seu coração e ao sistema músculo-respiratório , consequentemente aumenta sua qualidade de vida além de desenvolver pensamentos mas otimistas.
Para o pessoal de São Paulo, e outros 5 Estados tem um site que você pode se cadastrar e contratar um “anjo da guarda” para te acompanhar um tempo até você ficar segura com caminhos novos que terá de percorrer para escola, trabalho. O site chama Bike Anjo, vale a pena conhecer o grupo: http://bikeanjo.wordpress.com/bikeanjo/ .
Para o pessoal de São Paulo, e outros 5 Estados tem um site que você pode se cadastrar e contratar um “anjo da guarda” para te acompanhar um tempo até você ficar segura com caminhos novos que terá de percorrer para escola, trabalho. O site chama Bike Anjo, vale a pena conhecer o grupo: http://bikeanjo.wordpress.com/bikeanjo/ .
Leia aqui mais dicas para pedalar de forma segura:
Veja um vídeo aula de pedalada Urbana para mulheres:
Nenhum comentário:
Postar um comentário