Adriana Teixeira Simoni
Reclamar ou protestar? Eis aí duas palavras que emitem o mesmo sentido, porém garantem diferentes coisas.
Nunca guarde para você qualquer injustiça que pense estar passando, caso tenha se sinta injustiçado reclame! Pois caso não tenhas a razão ao menos ouvirá todas as justificativas para aliviar suas desconfianças ou alimentar e garantir sua defesa.
Reclame do Risoto que veio com o arroz cru no restaurante, dá vizinha que varre o lixo para sua calçada, reclame do péssimo hábito de companheiros largarem a toalha molhada sob a cama, reclame cobranças indevidas em sua conta telefônica ou em sua conta corrente. Reclame seus direitos perante a poltrona ou a vaga reservada caso seja portador de deficiência, grávida ou idoso , porque desta forma você não está sendo chato como parece ou tentam fazer parecer , você está exercendo a cidadania e promovendo a educação , que anda meio esquecida abraçada a falta de respeito, tanto o respeito aos mais velhos e aos cidadãos quanto as regras e ao bom senso da boa convivência em sociedade.
Reclame pelos seus direitos de consumidor, munícipe ou eleitor que somos . Porém jamais reclame do chefe, ele sempre tem razão!(risos) A não ser que já esteja na hora de trocar de emprego. Neste caso reclamação não cabe, aí entra a comunicação.
Agora jamais aceite o que prejudica mais pessoas além de você, e para isso o PROTESTO cai melhor. Proteste contra os altos salários dos políticos, proteste por mudanças absurdas no trânsito de sua cidade, proteste sobre a diferença salarial de sua categoria , proteste para garantir benefícios adquiridos . Proteste pela preservação de nossa florestas e rios, pela garantia de um ar mais limpo para respirar, por uma cidade mais segura , mais limpa e agradável de viver.
Proteste pelo descaso de Prefeituras com os serviços de saúde prestados no Município, exija e proteste pela falta de medicamentos, exames e consultas médicas. Proteste por uma escola mais comprometida com a educação de seus filhos. Proteste cobrança de impostos novos e abusivos, proteste pelo asfalto prometido em campanha eleitoral , pelo esgoto e pela iluminação pública que não saiu da promessa.
Não deixe promessa de campanha eleitoral ser esquecida, anote e cobre dos políticos seguidamente para que ela seja cumprida, basta interesse desses governantes para nos garantir tais obrigações, para isso, devemos nos unir e mostrar que não estamos contentes nem satisfeitos com o pouco ou nada e que repetidas vezes não nos é garantido como deveria ser.
Como nas frases “A união faz a força” (Fabulista Grego) e “A força do direito deve superar o direito da força” (Rui Barbosa) devemos garantir nossos direitos, unindo pessoas e interesses seja no bairro, na empresa, na igreja, na escola e assim mostrar que a “força” pode mobilizar mudanças e conter o poder de práticas ultrapassadas do coronelismo, que age as avessas dos interesses da sociedade e muitas vezes contra as necessidades da população, aproveitando-se da falta de união desta mesma sociedade. Unidos somos mais fortes, sozinhos somos como gravetos.
Portanto se o assunto é pessoal, reclame! Se prejudicar a sociedade PROTESTE! É um direito nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário