17 de fevereiro de 2011

BEBEMOS O VINHO E A ROLHA?



Adriana Teixeira Simoni

É dificil você desassociar a rolha de cortiça de uma garrafa de vinho, onde a mesma é a forma mais adequada para armazenar esse líquido muito admirado às mesas, seja para comemorações especiais bem como para o dia a dia já que comprovadamente o vinho faz bem a saúde desde que tomado com parcimônia.
Voltando as rolhas , a cortiça vem da casca de uma árvore chamada sobrero, da região mediterrânea
que chega a viver mais de 150 anos, mas a primeira extração só ocorre após 20 anos, e as próximas extrações, a cada 10 anos, porém mesmo isso tudo justificando a produção e alto custo, U$ 3 mil a tonelada quando importada pelo  Brasil , ainda assim é defendido seu uso pelos fabricantes de vinho nacionais. E também por seu valor econômico, social e ambiental onde destaca-se Portugal e Espanha nos maiores produtores e exportadores .
A rolha só é possível ser fabricada extraída diretamente do sobrero, não podendo ser feita de outra forma, os resíduos , sobras e sua reciclagem é utilizada na fabricação de outros produtos com inúmeras utilidades .
Enfim, o que acontece que além de toda sua dificuldade e custo de produção as rolhas de cortiça depois de aberta a garrafa de vinho e feita a comemoração, sobra a rolha... E não podemos desperdiçar esse produto de características tão úteis, porém no Brasil ainda não há um projeto de reciclagem para rolhas de cortiça o que apresenta ser uma perda muito grande não apenas pelo fato do descarte torná-la apenas um adubo mas, dos recursos serem desperdiçados, se fosse feita sua reciclagem, atitude essa encampada na Europa por diversos países que transformaram a reciclagem das rolhas em projetos sócio-ambientais fantásticos, uma idéia que caberia bem ao nosso Brasil.

Vamos beber nosso vinho mas guardar as rolhas de cortiça e doar a instituições para que usem em artesanatos ao menos,ou usemos nós a criatividade criando um novo uso para ela.

Achei fantástico o projeto desenvolvido pela Green Corkeles. Uma lástima não ser no nosso Brasil , pois fiquei encantada.

Video sobre a Green Cork

Video da APCOR como é o processo de descortiçar:

Saiba mais em :
WWF:

Um comentário:

Nauru Mendes disse...

fantastico. Eu guardo minhas rolhas rsrs e apesar de amante da cerveja ,sempre tomo um bom vinho. rsrs. O Barsil tem muito pra evoluir.
parabens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...