“Estar online é mais que um jogo. É sua vida”.
Adriana Teixeira Simoni
Dia Mundial de internet segura é um alerta para que saibamos que o mundo virtual também contém pessoas mal intencionadas que podem causar danos virtuais espalhando pragas virtuais e outras, mas que perigosamente também podem causar sérios danos psicológicos e até materiais e físicos.
O Dia Mundial da Internet Segura surgiu em 2003, na Europa, por uma iniciativa da Comissão Europeia a partir da rede INSAFE.
No Brasil , é promovida pela Org. Safernet Brasil, com apoio da Policia Federal e Ministério Público através da conscientização dos internautas para o uso seguro e responsável da rede, com debates, seminários , palestras , material on-line para divulgação, participação de mídias sociais entre outros, promovendo e estimulando o uso responsável e ético da rede e outras tecnologias.
Agenda das Atividades no Brasil:
Acontecimentos trágicos na virtualidade:
Grooming: É o aliciamento por meio virtual onde tentam conquistar a confiança da criança com falso perfil, promessas fantasiosas e chantagem emocional para conseguir encontros e cometer abusos ou seqüestros. É preciso orientar sempre as crianças e também procurar saber sempre o histórico de suas passagens pela net e conversar muito sobre esses problemas.
Ciberbullying: É outra forma de violência, outra agressão virtual onde crianças e adolescentes hostilizadas através de e-mails ou bate-papos instantâneos e rede sociais com ameaças e constrangimentos, que acabam sendo omitidos de responsáveis e que podem causar prejuízos psicológicos entre outros. Há a necessidade de deixar crianças e adolescentes sempre bem informados e tranqüilos para contarem a seus responsáveis qualquer tipo de ameaça que venham a sofrer para que as medidas sejam adotadas a tempo contra esses abusos virtuais.
Boas dicas e informações sobre segurança na internet:
Videos sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário