3 de novembro de 2010

EU QUERO , EU POSSO ?


Adriana Teixeira Simoni


Pensamento    comum :           “- O Lixo é meu e faço com ele o que eu quiser "      
ERRADO!
Os resíduos (lixos)  produzidos por você,  sim,  com toda certeza são seus, porém,  o destino deste lixo não é tão simples assim ! Porque,   dependendo de sua compreensão do que seja viver em sociedade, de  compartilhar espaços públicos e da natureza , de como funcionam  e para que servem bueiros , porque existem lixeiras , o porque das lixeiras seletivas , porque seu lixo cheira mal,  como nascem os rios, os caminhos percorridos pela água para chegar a sua casa, o porque de você tossir  ou ficar com a respiração difícil quando há fumaça , o por que de alguns animais estarem em extinção , por que   cada ano que passa está mais calor , por que o clima tem se demonstrado tão perverso em algumas épocas do ano e em alguns locais provocando desastres ceifando  vidas humanas e animais, simples não ? Por que  o destino do seu lixo   deve ser mais responsável  e ter a sua atenção e preocupação.

Triste  lembrar de desastres naturais, mas ao mesmo tempo bom . Lembra numa passagem de ano em que  as chuvas provocaram desmoronamentos de morros, foram naturais? Sim e não. A natureza daquele espaço ao natural dela não haviam pousadas, construções diversas , trilhas provocadas por humanos etc. Nem tão natural foi esse desastre.

E uma explosão num morro do Rio de Janeiro , onde havia uma comunidade inteira com infra-estruturas sociais e tudo, mas, onde ela foi construída? Sobre um lixão desativado, nada natural esse outro desastre, pois foi provocado pelo homem e permitido pelo governo do estado ao permitir a invasão e depois  proporcionar  a infra-estrutura.

Os alagamentos pelas ruas e avenidas das cidades, foi porque São Pedro mandou água demais em pouco tempo, não,  é que o tanto de asfalto , construções e LIXO impedem que essa água siga pelo caminho natural.

Ah! O calor excessivo que vem fazendo, esse tem diversas razões e infelizmente todas provocadas pelo homem , esse homem que perdeu o costume de ir caminhando , esse homem que em benefício próprio desmata  florestas , que põe fogo em campos, praças, e lixo, as  industrias  e a forma de viver dos dias atuais impostas pelo consumismo.

Que bom seria se a gente fizesse na vida tudo da forma que quisesse, já de  criança se mudaria tudo pois, criança tem muitos quereres mas poucos  saberes e  só por isso talvez não fizesse as melhores  escolhas.
E depois de se tornar  adulta também não poderia fazer o que quisesse, pois a vida em sociedade impõe condições, regras e leis para serem seguidas.

Mas NÓS podemos  mudar hábitos e  costumes e isso é muito importante pois, é aí que todos podemos transformar  o mundo !
Com  mudança de hábitos conseguiremos conquistar uma vida em sociedade  mais sustentável, humanizada,  com uma visão voltada a preservar o planeta por inteiro com  benefícios para   hoje e resultados para o amanhã e para isso...BASTA QUERER !

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...