18 de janeiro de 2011

INICIO DE ANO LETIVO, RISCO DE PAIS COMETEREM BARBEIRAGENS

Adriana Teixeira Simoni



Pais que se dizem conscientes e que preconizam a preservação da natureza, a separação seletiva do lixo, economia de água e fazem disso, uma rotina para  todos da casa incluindo as crianças desde pequenas PARABÉNS MAS ...CUIDADO!!

Você pode estar cometendo uma barbeiragem  contra suas idéias sustentáveis se...

Você pode estar dando   mal exemplo a seus filhos , se sair as compras da lista de material  escolar sem antes fazer uma varredura em casa e ver o que ainda pode ser reutilizado neste novo ano letivo.
Todo ano é a mesma coisa, a lista de matérias escolares é grande e entre muitos itens alguns podem e DEVEM ser aproveitados no ano seguinte, por tanto, aproveite a oportunidade para você mostrar aos seus pequenos,  formas de praticar atitudes sustentáveis, comprando apenas o necessário.
Ao reutilizar matérias do ano anterior você evita o desperdício e promove um consumo consciente além da possibilidade  de  doar os  livros e uniformes usados do ano anterior  possibilitando a outras crianças utilizarem e assim,  além de menos árvores derrubadas, menos energia gasta  você e as crianças praticarão a solidariedade.
Uma oportunidade de conter gastos desnecessários e possibilidade de economizar bastante é a compra compartilhada ou solidária. Junte outros pais e tente comprar em atacado conseguindo um menor valor pelos itens  da lista.
Fiquem atentos aos pedidos da instituição de ensino , duvide, questione , exija todo tipo de informação sobre o que foi exigido e também  pesquise preços e juros caso parcele. O PROCON disponibiliza uma cartilha sobre direitos e deveres na compra de material escolar.
Agora sim, devidamente na linha  e sem barbeiragens as crianças iniciarão outro ano  letivo de conhecimento,  de desenvolvimento  e vão carregar com elas essa atitude consciente sobre consumo ,  vão entender as possibilidades dos pais,  e saber dar valor ao que realmente  merece,   aprendendo a   desfrutar do planeta terra  conscientes de que suas atitudes   podem colaborar  para que o planeta  siga  mais saudável e sustentável.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...