21 de agosto de 2012

DÊ MAIS VALOR AO CATADOR


Hoje a sociedade imersa no consumo descartável produz uma infinidade de lixo diariamente e essa mesma sociedade que se diz possuir a última tecnologia em sua casa, carro, bolso não consegue perceber que esse lixo que ela descarta sem a menor preocupação, de qualquer jeito, em qualquer lugar, pode ser o algo mais na casa, na vida, no bolso, na carroça de muitos CATADORES DE RECICLÁGEM.

Os catadores são agentes ambientais que encontramos pelas ruas das cidades recolhendo de nosso caminho o que alguns seres da sociedade desprovidos de consciência ambiental e social deixam, desprezam jogam ou "esquecem" pelas ruas e calçadas da cidades achando que como é lixo basta colocar para fora de sua casa e longe de seus olhos. Eles não reconhecem nem percebem a necessidade de olhar e tratar do meio ambiente da mesma forma como tratam sua casa, não entendem que o planeta é a casa que temos em comum e que TODOS deveriam respeitar.
Portanto não custa nada você dedicar um tempinho e um espaço em sua casa/quintal e reservar de forma consciente o seu lixo reciclável, limpo de forma que o catador possa transformá-lo  dignamente em sustento ao mesmo tempo que livra VOCÊ do incomodo do "lixo".

Para isso também  aconteceu em Junho/2012   um dia inteirinho destinado aos catadores com " Pit stop"  em sua carroça e também no motor dessa carroça o próprio catador.  O   projeto chamado   PIMP MY CARROÇA!  desenvolvido no sentido de colocar a sociedade mais próxima desses agentes tirando-os da invisibilidade , através da produção de seu veículo de trabalho tornando-o mais presente visualmente pelas ruas da cidade   carregando também mensagens que levam a uma reflexão quando você motorista está preso no trânsito e a carroça desse agente ambiental passa por você "carregando" a sustentabilidade  do planeta.

Durante o "PIMP MY CARROÇA!" tanto os carroceiros recebem uma “tunada” quanto suas carroças, recebendo adereços e itens de segurança . Eles ganham camiseta do projeto, um lanche passam por um clínico geral e um oftalmologista , ganham óculos se necessário e também tem oportunidade de conversar com um especialista em dependência química.
 Esse encontro proporciona a todos participantes indicados  além do  destaque de suas carroças  o   conhecimento  de que a coleta seletiva implantada de forma responsável é fundamental para o sucesso da gestão dos resíduos sólidos urbanos nas cidades . É um momento onde eles  podem falar, demonstrar o quanto  possuem   de  consciência ambiental  frente a uma grande parte da sociedade que tem muito mais oportunidades na vida  mas que não é  tão conscientizada  ou interessada sobre como sua pegada está pesada e impactante ao meio ambiente.

Segue o manifesto do "Pimp MY Carroça"

"- O reconhecimento do catador como um agente fundamental na coleta seletiva municipal, colaborando para limpeza pública e conservação do meio ambiente;
- A ampliação, com urgência, do Programa de Coleta Seletiva Municipal, através da inclusão de novas organizações de catadores, estruturas adequadas para a gestão de resíduos e melhores condições de trabalho;
- A implantação imediata de ao menos uma central de triagem em cada uma das subprefeituras da cidade;
- A garantia da liberdade de circulação. O direito à cidade a todos os catadores!
- A integração de estratégias para o setor que sejam focadas em políticas de desenvolvimento humano e social para que os catadores se tornem protagonistas do planejamento e gerenciamento de seus próprios negócios;
- A contratação e remuneração justa dos catadores pelos serviços prestados, elevando a viabilidade e afastando os efeitos da sazonalidade de preços de venda, garantindo melhores níveis de renda aos trabalhadores;
- O investimento em programas de educação ambiental, que estimulem a separação na fonte e a doação dos resíduos para os catadores, engajando a população na gestão de resíduos de nossa cidade e incentivando a adoção de novas práticas de consumo e descarte.
- A participação efetiva dos catadores na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, assim como de toda a sociedade civil e a discussão do tema por todas as secretarias municipais cabíveis, e não só a Secretaria de Serviços."



Assista também o mini documentário sobre Pimp My Carroça!  em :   http://vimeo.com/45878176 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...