21 de julho de 2011

RECLAMAR OU PROTESTAR?

Adriana Teixeira Simoni
Reclamar ou protestar? Eis aí duas palavras que emitem o mesmo sentido, porém garantem diferentes coisas.
Nunca guarde para você qualquer injustiça que pense estar passando, caso tenha  se sinta  injustiçado reclame! Pois caso não tenhas a razão ao menos ouvirá todas as justificativas para aliviar suas desconfianças ou alimentar e garantir sua defesa.
 Reclame do Risoto que veio com o arroz cru no restaurante, dá vizinha que varre o lixo para sua calçada, reclame do péssimo  hábito de companheiros  largarem a   toalha molhada sob a  cama, reclame cobranças indevidas em sua conta telefônica  ou  em sua conta corrente. Reclame seus direitos perante a poltrona ou a vaga  reservada caso seja portador de deficiência, grávida ou idoso , porque desta forma você não está sendo chato como parece ou tentam fazer parecer  , você está exercendo  a  cidadania e promovendo a educação , que anda meio esquecida abraçada a falta de  respeito,  tanto  o respeito aos mais velhos e  aos cidadãos quanto as regras e ao bom senso da boa convivência em sociedade.
Reclame pelos  seus  direitos de consumidor, munícipe ou eleitor que somos .  Porém jamais reclame do chefe, ele sempre tem razão!(risos)  A não ser que já esteja na hora de trocar de emprego. Neste caso reclamação não cabe, aí entra a comunicação.
Agora jamais aceite o que prejudica mais pessoas além de você, e para isso o PROTESTO cai melhor. Proteste contra os altos salários dos políticos, proteste por mudanças absurdas no trânsito de sua cidade, proteste sobre a diferença salarial de sua  categoria , proteste para garantir benefícios adquiridos . Proteste pela preservação de nossa florestas e rios, pela garantia de um ar mais limpo para respirar, por uma cidade  mais segura , mais  limpa e agradável de viver.
 Proteste pelo descaso de Prefeituras  com os  serviços de saúde prestados no   Município, exija e  proteste pela falta de medicamentos, exames e consultas médicas. Proteste por uma escola mais comprometida com a educação de seus filhos.  Proteste  cobrança   de  impostos novos e abusivos, proteste pelo asfalto  prometido em campanha eleitoral , pelo esgoto e  pela iluminação pública que não saiu da promessa.
Não deixe promessa de campanha eleitoral ser esquecida, anote e  cobre dos políticos seguidamente para que ela seja cumprida, basta interesse desses governantes para nos garantir tais obrigações, para isso,  devemos nos unir  e mostrar que não estamos contentes nem satisfeitos com o pouco  ou nada  e que  repetidas vezes  não nos é garantido como deveria ser.
Como nas  frases “A união faz a força” (Fabulista Grego)  e “A força do direito deve superar o direito da força” (Rui Barbosa) devemos garantir nossos direitos, unindo pessoas e interesses  seja  no bairro, na empresa, na igreja, na escola   e assim  mostrar que a “força”   pode  mobilizar mudanças  e conter o poder de   práticas  ultrapassadas do coronelismo, que age  as avessas dos interesses da sociedade e muitas vezes contra as necessidades da população, aproveitando-se da falta de união desta mesma sociedade.  Unidos somos mais fortes,  sozinhos somos como gravetos.
Portanto se o assunto é pessoal, reclame!  Se prejudicar a sociedade PROTESTE!   É um direito nosso.  

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...