2 de setembro de 2011

EXEMPLO DE DEDICAÇÃO


Adriana Teixeira Simoni


Você conhece um ser que trabalha 365 dias por ano,  que não descansa nem em feriados  tão pouco aos   finais de semana e que não tira   férias ?

Se fosse invertida essa frase totalmente, o que ficaria assim: - Você conhece alguém que NÃO  trabalha a maior parte dos  dias do ano, desfrutando  de folgas   praticamente a partir do meio da semana,  seguindo pelo  final de semana  além dos feriados e o fantástico  direito aos recessos em Janeiro e Julho  e ainda assim garante um fabuloso ordenado ?  A Resposta seria a maioria dos  Políticos Brasileiros. Essa  foi fácil.

Voltando a um assunto mais sério, o  operário que trabalha 365 dias por ano sem nada em troca é a ABELHA, esse inseto  da ordem Hymenoptera  que  trabalha prazerosamente  como uma  escrava .
As abelhas são mão-de-obra barata para a agricultura promovendo o aumento da produtividade bem como a qualidade de grãos , frutas e  legumes, pois é  um agente polinizador por natureza . No Brasil isso tem sido dedicação de alguns pesquisadores na UNESP/Jaboticabal-SP direcionando  a pesquisa de uso  para o aumento da produção de laranjas.
A  apicultura,  a mais conhecida cultura das abelhas, processo da retirada do mel, a cera e o própolis por elas fabricado, passou a ser uma atividade secundária  em outros paises  pois, preconizam o  uso das abelhas  na polinização alugando-as,   o que colabora lucrativamente com o  aumento da produção agricola.  Uma lástima que o Brasil não se  utiliza desse recurso em alta escala.
As abelhas não são o único inseto polinizador, porém ela se destaca por sua fidelidade alimentícia, pois ela se dedica a uma plantação até não existirem mais flores. Por isso,  quando vamos comprar MEL vemos nos frascos que há mel de flor silvestre, flor de laranjeira, flor de eucaliptus , enfim,  os demais insetos  se furtam desse compromisso e passeiam por diversas flores  comprometendo os polens que carregam e a efetiva polinização. Outra vantagem das abelhas é a possibilidade de serem  controladas.
Existem várias espécies de  abelhas,  como  Apis mellifera a mais comum  em todo o mundo,  a dócil jantaí (Tetragonisca angustula) que muitas pessoas criam em casa numa caixinha, mel muito saboroso e   a nordestina uruçu (Melipona scutellaris.
Porém para não prejudicar estas dedicadas trabalhadoras e o futuro da alimentação do planeta devemos protegê-las, pois, agrotóxicos aplicados na agricultura e mesmo a poluição tem colaborando para o sumiço desse polinizador fantástico e lucrativo,  podendo  causar uma catástrofe alimentar diminuído drasticamente a produção de alimentos na lavoura.




“Todos nós deveríamos ter uma inteligência ecológica a exemplo das colônias e   
dos enxames de insetos”. (Johannes Gierse)





Um comentário:

Manuela Araújo disse...

Parabéns pelo bloguem, Adriana, que só hoje fiquei a conhecer, através do grupo "AUPS" do Facebook!
Continuação de bom trabalho na divulgação de Ideias Siustentáveis. Vou colocar o link no
Sustentabilidade é Acção

Até breve :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...