24 de setembro de 2011

MAIS UMA VEZ A PRIMAVERA



Adriana Teixeira Simoni


Assim como dias e noites se sucedem, também as estações do ano transformam-se umas nas outras.  Como na natureza ciclos também nos acompanham, são leis naturais que tanto regem a natureza quanto o homem.  Nascemos bebê, caminhamos para o crescimento e vamos brotando a cada dia um novo ser, um novo sujeito, um novo indivíduo com seus defeitos e qualidades, e  amadurecendo em nossos direitos e deveres.

Primavera é sinônimo de reflorescimento, onde a vida brota em toda natureza aflorando a energia reservada durante o inverno para agora se expor exuberante em cores para apreciarmos e nos regozijar.

Mas a importância desses ciclos não está apenas na beleza que nos é disponibilizada gratuitamente. Para que esses ciclos aconteçam o ecossistema deve estar equilibrado e para isso devemos garantir que a biodiversidade seja preservada ao máximo.

Entretanto, as iniciativas para preservarmos nossa biodiversidade têm ficado muito aquém do necessário, onde permite perceber que esta perda sistemática permite extremos nas mudanças climáticas e na distribuição da água, o que conseqüentemente gera essa maior perda o que muitas vezes colabora para atrasar ou adiantar ciclos de algumas plantas.

É preciso comprometimento de todos e uma atuação responsável das políticas públicas. Preconizando mais atenção e ouvidos aos cientistas pesquisadores e ambientalistas no que diz respeito à conservação de um bem nacional que necessita ter a sua vida garantida para fruição de todo o restante.

É preciso conscientizar a todos de que as florestas apresentam mais valor em pé do que substituídas por outros usos da terra. Isso, que fique bem claro quando pensamos em garantir a biodiversidade do planeta e não mais lucro a produtores rurais.
 O Polêmico texto do Código Florestal gerou muita discórdia entre ambientalistas e ruralistas ao que se resume que o grande perdedor de toda essa guerra acabará sendo a nossa biodiversidade, pois permitindo o uso de uma APP aqui, a aproximação de alguns metros mais do leito do rio e anistia de um desmatamento aqui outro acolá, fica clara a intenção exposta contra o meio ambiente ou no mínimo, descaso.

Nessa discussão a biodiversidade se esvai nos enleios de deputados, senadores e latifundiários secos por mais terras e menos florestas portando-se como donos do planeta.                                                                              
Resta-nos esperar que este retrocesso na aprovação deste código florestal não colabore em prejudicar não nos permitindo encontrarmos outras tantas vezes a primavera com sua despojada beleza compartilhada em renovada flora como podemos apreciá-la hoje.

Com toda certeza eu serei contemplada com uma praça bastante florida pelos caminhos onde faço minhas caminhadas diárias. O espaço ganha atenção pessoal de uma moradora que cuida e explora a praça frente a sua casa já há algum tempo, garantindo a todos que ali passam a grandeza de sua ação desinteressada, onde dispensa tempo e cuidados com muitas flores e espécimes plantadas. Uma ativista verde que já ganha novos seguidores pelo bairro, onde às vezes mobilizam-se num mutirão de embelezamento das praças locais. Eles fazem pela preservação do ambiente e compartilham com a comunidade preconizando a qualidade de vida. Agindo assim, contribuem para que muitas outras primaveras aconteçam floridas e renovadas. Oxalá tal iniciativa contaminasse a todos por aí...


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...