12 de novembro de 2011

CONTROLE SEU COMPORTAMENTO AO CONSUMIR



Adriana Teixeira Simoni

É impressionante como o avanço tecnológico provoca mudanças de comportamento da sociedade, onde muitas vezes é impossível não acompanhar a tecnologia e o apelo publicitário, pois a própria tecnologia não nos permite ficar parados, nos empurra para o avanço.

Se até ontem você vivia muito feliz  com uma Televisão 29 polegadas  que foi o “must” há uns  anos atrás, hoje mesmo  que ela ainda  apresente condições de  assistir a todos os programas televisionados abertos e  também dos transmitidos por antenas pagas, aceita DVD e vídeo cassetes esse último outra antiguidade, ela hoje, está completamente fora dos padrões estéticos de volume e “designer” implementados pela indústria da imagem.

Enfim, quem sofre com todo este avanço é o ambiente. O gasto energético e consumo de água para a fabricação destes itens é absurdo se considerado o tempo de uso que a sociedade de hoje tem feito desses equipamentos eletroeletrônicos.  Assim que se torna absoleto o bem, o impulso é a substituição imediata, muitos na ânsia de demonstrar suas possibilidade financeiras mesmo sem as tê-las o fazem antes mesmo de esquentar a publicidade, pagando o valor do lançamento sobre o item, nesse passo precipitado quem fica  ainda mais feliz  é a rede de distribuição.

O planeta clama para que debelemos este impulso para o consumo desnecessário, afinal se o seu equipamento tem uma tecnologia não muito antiga e apresenta funcionamento condizente com as necessidades presentes, contenha-se em substituí-lo. Você poderá sair ganhando economicamente, pois depois do lançamento de um modelo o preço costuma baixar bastante.

Essa tecnologia da televisão de espessura  fina  é fantástica mesmo, difícil  não olhar para ela com a  pretensão de adquirir (o que “ amigos do alheio” , também admiram muito, devido ao fácil transporte e condução). Afinal esta TV pode ser pendurada na parede.

Para rirmos um pouco, lembro de uma amiga que por ser tão fina a TV, me disse quando “amigos do alheio” a visitaram e levaram  de sua sala seu sonho de consumo e alguns de meses de economias, disse-me que haviam levado a “panquequinha” dela.

Mas  enfim , o que fazer com aquele “tubão” enorme das TVs 29 polegadas? O fato, é que não há locais corretos para o descarte destes equipamentos em desuso.  Mesmo a cooperativa de reciclagem de lixo não absorve todo e qualquer item eletroeletrônico e de  E-lixo.  Acredita-se que a Política Nacional de Resíduos Sólidos que ainda está dando os primeiros passos em breve nos agraciará com novidades tornando a indústria responsável por pontos de descarte, facilitando e dando um retorno sustentável. Pois sua reciclagem garante economia dos recursos naturais.

O mais importante também é nós consumidores controlarmos o nosso impulso e não nos deixar levar pelo consumo da moda ou pela imposição publicitária. Devemos Ser o que somos não o que consumimos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...