26 de novembro de 2011

NA CLAUSURA DO MEU CARRO



Adriana Teixeira Simoni


O Ser humano com o passar dos anos vem crescendo num comportamento de isolamento do todo, tornando-se uma pessoa anti-social e muitas vezes desenvolvendo uma relação muito autônoma perante o “resto”  , perante os demais da sociedade. Haja vista as impaciências no trânsito como causam desastres e  mortes.

Esse tipo de comportamento colabora muito negativamente para a sustentabilidade, pois em poder do carro o homem de qualquer gênero se mostra muito capaz de cometer inúmeros desatinos contra outros homens, contra si próprios e contra o planeta.
Na clausura do veículo o homem pode se manter  longe , ou separado do que ele não gosta, do contato com pessoas  de classes distintas e preconceitualizadas por ele, é como  um manto de isolamento  e de poder.

Quando digo que proporciona ser contra o planeta seria porque o fato do homem se achar o dono do mundo montado num veículo, ele se esquece de tudo.  Naquele momento é só ele e o seu carro.  Esse comportamento é bastante visto quanto à forma como ele trata o carro, parece até que tem vida. Ele lava o veículo , lustra, perfuma, discute por  arranhões, etc. Todo  tipo de lastimo ao carro  tem a capacidade de estragar o humor  do dia ou da semana,  dependendo do caso. O que provoca também comportamentos agressivos no trânsito.

 Isso faz com que ele perca a noção, por exemplo, da quantidade de água desperdiçada numa lavagem diária ou semanal, quando a época do ano é de poeira  solta ou chove demais,  não importa. O fato que ele trata o carro como se fora uma paixão. Há casos de desastres e calamidades que a pessoa morre na tentativa de salvar o próprio carro,acaba por  se tornar um escravo do seu próprio carro.

Tem mais, o uso do carro particular é um fator violador de várias condutas sustentáveis para o planeta, pois seu uso em detrimento do transporte coletivo que seria o mais adequado provoca mais descargas de CO2 na atmosfera, congestionamentos e outros problemas de ordem social e física no perímetro urbano.

Esse comportamento é engraçado quando se coloca a questão de que não há mais espaço para tantos carros. Todos concordam, porém, logo argumentam que não podem viver sem o carro. Nem o tal do rodízio de veículos preconizado como tentativa para melhorar a fruição do trânsito resolve, pois se adquire outros veículos para ter sempre uma placa disponível para usar naquele dia proibido.

 O Brasil projeta essa conduta de geração em geração. A meta de uma criança assim que entra na pré adolescência é tirar a carta de motorista, e não é só pensando nas facilidades de locomoção, mas pelo status produzido de dirigir um carro.  Precisamos ganhar novos hábitos como carona solidária e o uso do transporte coletivo para nos socializar com a convivência com nossos semelhantes sem expressões de poder e isolamento perante uma máquina que pode nos matar tanto pela negligência do uso quanto pela poluição que gera. Na ausência de um bom  e eficiente transporte coletivo vamos preconizar as caminhadas que cumprem dois ou três papeis como por exemplo a economia, a sustentabilidade e a sociabilidade.

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