12 de maio de 2012

Natureza mãe, ou Mãe natureza?



Adriana Teixeira Simoni 


Personificada ou não, a natureza é feminina sim, representa a fertilidade sem dúvidas porque da terra ou na terra quase tudo se multiplica (perigosa afirmação), enfim, esse arquétipo feminino rodeado de cultos da fertilidade e de vida alimenta o conceito de que a terra é mãe e é a grande geradora de todo processo de vida do planeta. 

No entanto, se nós humanos somos fruto dessa fertilidade também somos os responsáveis pelo que recompensamos a mãe natureza pela vida que ela nos proporciona. Sendo assim nunca poderemos nos fazer vítimas das revoltas que ela  nos brinda vez ou outra com sua voraz resposta ao nosso comportamento. 

A mãe natureza nos envolve em catástrofes, e desgraças diversas o que para ela é apenas uma maneira verossímil de chamar nossa atenção, mesmo que com essa cruenta forma de nos educar ceife algumas vidas. Todavia essa foi à maneira que ela encontrou de reagir aos males que nós humanos ocasionamos a ela para satisfazer nossos apelos consumistas da modernidade e que pouco nos importamos se alguém ou algo prejudicou. 

Hoje o homem já sabe que a Natureza reage com certa fúria e também com maior frequência sobre os traumas que nosso modo de vida moderno têm infringido aos recursos que ela nos disponibiliza. Por muito tempo se extraiu, explorou a terra achando ser tudo infinito e lucrativo, hoje ainda se tira se suga, porém já se tem conhecimento de que pode acabar e que o preservar é mais lucrativo para o hoje e para o amanhã, porém pouco se faz por isso. 

A mãe Natureza faz questão de avisar que ela é generosa, mas cobra mesmo que tardiamente para manter o equilíbrio vital nos seus ciclos de vida envolvendo toda biodiversidade necessária cuja harmonia e equilíbrio depende a vida humana para sobreviver. 

Contudo somos muitos a condenar à morte o que a nós foi ofertado pela natureza mãe e essa completamente atônita com as indesejáveis fumaças,a poluição jogada nos rios, o uso indiscriminado de seus minerais e a destruição de sua biodiversidade se torna então mais vítima do que Deusa, pois na impossibilidade de manter-se viva aos poucos cede e perde alguma coisa mais de sua criação. 

Confrontamos essas reações da natureza ao nosso comportamento tentando contornar os males que lhe ocasionamos, estudando novos processos, instituindo leis de preservação, educando a humanidade para preservar e diminuir impactos, enfim a Natureza mãe por sua vez aceita e se reinventa nesse novo processo de cura, enquanto a Mãe Natureza continua a aceitar seus filhos redimidos dos males que lhe ocasionaram lhes permitindo continuar a compartilhar de sua criação e assim aproveito para desejar um Feliz dia das Mães!

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda postagem querida amiga, te desejo um lindo dia das Mães, que essa palavra seja contemplada num todo na sua vida, beijos...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...