7 de julho de 2012

ÁRVORE É VIDA




Adriana Teixeira Simoni

Uma árvore garante sombra, muitos frutos, a beleza das flores, viveiro para  pássaros, aconchego de insetos, avanço proporcionado pelo papel, seu uso no  mobiliário, na construção civil, na saúde fornecendo base para medicamentos, látex, resinas e pigmentos, e também como recurso contra o impacto do aquecimento global.

Sabe-se que a árvore colabora para a preservação da vida humana, pois a existência dela nos garante água através das nascentes, protege o solo de erosões, proporciona o habitat para nossa fauna alada e também a diversos animais e insetos complementando todo ecossistema, pois as árvores são responsáveis por manter mais de 50% dessa nossa biodiversidade.

Quem em criança não tem uma história vivida com alguma árvore? Sempre teremos uma passagem na memória envolvendo uma árvore. Seja um tombo, uma brincadeira, um beijo guarnecido pela sua sombra ou um pic-nic divertido. Aproveite  esse instante e liberte de suas memórias a árvore que marcou sua vida...

Pronto! Lembrou? Todavia é importante garantirmos imagens mentais infinitas permitindo que todas as gerações possam desfrutar de momentos sob árvores esplendorosas repletas de surpresas entre suas cascas, entre seus galhos, sobre suas copas. Mas para isso devemos todos contribuir para que suas raízes não fiquem apenas para a história,  fincadas em um campo qualquer...

Precisamos dar a volta nesta vida moderna que nos torna insensíveis e individualistas preponderando uma cisão entre a vida em sociedade e a natureza. Devemos pensar no ambiente igualmente se pensa na decoração de nosso lar, pensar  com a mesma preocupação, com o  mesmo bom gosto e requinte de cuidados.

No entanto o que mais se vê hoje em dia é o uso indiscriminado de nossas florestas  onde são derrubadas para garantir grana como diz Caetano Veloso na musica Sampa  “É a Força da Grana que ergue e destrói coisas belas...”

Vamos nos unir para garantir que árvores permaneçam de pé, vivas e nos proporcionando todo bem que ela nos quer dar.  Pena que parte dela se usa na ferramenta que a derrubará, no famigerado machado do insensível desmatador em busca de aumentar área para engordar a sua ambição e egoísmo.

Conter o desmatamento requer vontade política e o que temos visto recentemente foi justamente a demonstração da vontade política de manter tais desflorestamentos. Relembrando  a aprovação do “código florestal”. Se assim eles pensam então  cabe a sociedade agir, portanto,  mobilização  é preciso.

Que tal voltarmos às ruas, sairmos do escritório como disse na Rio+20 a Ministra do Meio ambiente  Izabella Teixeira,  “chega de ambientalistas de escritório, o País precisa deixar de lado o "achismo ambiental e discutir como gente grande." Vamos assumir isso como uma convocação, vamos usar as ruas, a casa legislativa e cobrar ações e também satisfações do que fazem ou pretendem fazer com a NOSSA QUALIDADE DE VIDA , já que o que compromete o ambiente compromete nosso viver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dri , como sempre escrevendo com toda paixão. Amo árvores, sempre foram minhas paixões, brincava de casinha sobre os galhos fortes de uma mangueira do quintal da infancia. Qdo estudante , pela minha paixão, ganhei de um professor um livro de árvores, que acabou ficando lá em casa , nos movimentos que vida dá. Parabéns !!!! delícia de ler! coloca no face o texto na íntegra, não só o link.....vou repassar pra Ceminha, ontem falamos de vc.

não sou anonima não rs*****

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...