6 de dezembro de 2012

A CIDADE PENSADA PARA O CARRO



Adriana Teixeira Simoni

A hegemonia com que o transporte individualizado vem  se mostrando  crescente nos últimos 20 anos, parece que  preocupa  a poucos,  porém angustia a muitos quanto há dificuldade de fluir-se  no trânsito  ou  quando pretende-se  estacionar o carro,  isso se torna algo tremendamente difícil.

Outra constante são as políticas públicas preconizando situações contrárias para solucionar essa desordem.  Promovem projetos para ampliar  financiamento e exoneração de impostos para colocar mais carros às ruas  sendo que o certo seriam projetos e incentivos para esvaziar as ruas de carros. Isso se mostra  barbaramente  antagônico  as verdadeiras e mais urgentes atitudes para minimizar  problemas sociais que a população brasileira vem sendo envolvida inclusive por esse favorecimento aos veículos particulares.

Perceba que muitos dos projetos implantados em grandes centros para diminuir o número de veículos circulando é bestial, pois a exemplo da cidade de São Paulo com rodízio de placas de veículos, isso favoreceu ao final as montadoras, pois fez com que adquirissem mais veículos para não serem barrado do seu ir e vir.   Isso tudo por quê?   Ora, porque o transporte coletivo não funciona, não é adequado, não é pensado de forma a solucionar o problema de excesso de veículos particulares as ruas, não estão preocupados com o meio ambiente  em mitigar as emissões de CO2 e o aquecimento global.

 A preocupação na verdade é garantir obras sistemáticas e manter a indústria ativa e sem quedas de faturamento. Isso tem  seu  lado bom,  mas as preocupações devem sempre  vir atreladas ao social, pois se não pensarmos nas pessoas logo teremos uma cidade de veículos e  robôs.

Por esse caminho inquietante  que seguimos  onde se  derrubam prédios históricos que fazem parte da história da cidade sem o menor pudor ou questionamento. Sem avaliar  o que aquele prédio significou  para comunidade  onde  está inserido a séculos,  somente justificando a  necessidade de criar  novas vagas de estacionamento.

Será que a sociedade quer realmente mais vagas pagas para estacionar veículos?  Ou quem sabe ela é induzida a pensar ser esta  a necessidade  mais premente pelo fato de haver incentivo ao consumo de novos veículos e o desmazelo  notório do transporte coletivo combinado com o aumento populacional.  Ou  talvez, essa mesma sociedade apesar do poder que sente ao conduzir esse veículo  deixa de perceber   verdadeiramente  o que seria muito mais vantajoso a ela. Ter um transporte coletivo adequado ou ficar 3 4 horas dentro de SEU VEICULO PARTICULAR tentando chegar em seu compromisso?

Que tal por exemplo  ter garantido  mais ofertas e melhor atendimento público de saúde, melhores e   mais comprometidas escolas públicas,  transporte coletivo com mais  tranqüilidade para chegar ao trabalho ou lazer,  ao final do mês  contemplar um ótimo ganho salarial e  ainda ter a garantia de que ao fim de sua vida contributiva obterá sua aposentadoria tão sonhada?

Conclui-se que a sociedade foi ludibriada pela possibilidade de possuir um veículo. Está anestesiada para não perceber que o prazer de dirigir seu próprio veículo não lhe trás na vida nenhuma vantagem,  muito pelo contrário o pouco que possui ainda é extorquindo em altos preços de combustíveis, impostos e pedágios, consumindo horas de sua vida ou talvez encurtando-a de vez.

Dê um basta a essa dependência, vamos buscar cobrar um transporte coletivo e uma cidade para pessoas desfrutarem e não para  veículos disputarem.

MAS VOCÊ DEVE DAR A  PARTIDA, EXIGINDO DO GOVERNO TAL POSIÇÃO e não apenas comprando um novo veículo.....

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