24 de novembro de 2012

UM DIA SEM COMPRAS




Adriana Teixeira Simoni

Para muitas pessoas isso é pior do que uma semana gripado pois, assim mesmo,completamente desconfortável, devido a gripe,  ele vai as compras adquirir remédios , muitas vezes sem receita médica, um mal comum no brasil.
O consumo  tem seu lado positivo, principalmente quando se vai aquirir algo que não se tem porém  se necessita para facilitar a vida e nos dias atuais o que mais existe são “coisas” para facilitar a vida. Mas  gostaria de salientar que o ideal é aquele produto que vai realmente fazer a diferença em nossa vida, não apenas preencher um espaço no armário e que a cada lembrança da sua  existência  haverá de  fazer uma  nova lubrificação.
Quando falo em  comprar “coisas” desnecessárias digo que é consumismo  o que se diferencia do consumidor,  que apenas compra o necessário para sua vida.

O consumismo carrega em seu estigma vários fatores, entre eles o emocional onde a pessoa utiliza esse meio “consumir” para preencher algum vácuo de outra área em sua vida. Nesse aspecto  perigosamente vive uma parcela da população que gostaria de utilizar esse subterfúgio porém, não tem recursos  e neste caso há o perigo do endividamento e em pessoas vulneráveis, o crime.
Já é velho o fato de que tudo que é demais faz mal...

A provocação da mídia que envolve as pessoas com cores e cenas lindíssimas em  suas propagandas leva o consumista a alienação, e  não causam apenas “problemas” pessoais, como a  baixa auto estima caso não possua recursos para satisfazer-se momentaneamente ou seu endividamento onde até sem dinheiro pode-se comprar, basta ter um cartão e mandamos a dívida lá pra frente.  Existem   uma outra série de fatores pois, quando há muito consumo  e geralmente  sem responsabilidade , há desperdício de materiais,  maior incidência de problemas sociais, o ambiente sofre com a quantidade de lixo gerada nesse processo, e muitas vezes há  exploração no trabalho. 

Não acredito que isso vá mudar e nem justifica medidas mais extremas , porém uma conscientização dos malefícios do consumismo exacerbado dos dias atuais se faz necessária, haja vista o crescimento da população, e nisso   o maior prejudicado sempre será o planeta pois, para que se produza mais para satisfazer essa voracidade de consumir supérfluos,  se retira mais da natureza, se deposita na atmosfera mais poluição, se consome mais energia e de retorno, o meio ambiente recebe o LIXO produzido pelo consumo, porque  em  nosso país e  em outros também , ainda que tenham aprovado leis de responsabilidade compartilhada nada está regulamentado e adaptado para esse crescimento populacional.

Essa campanha  UM DIA SEM COMPRAS  foi criada em 1992 pelo artista Ted Dave em Vancouver, Canadá  e se propaga desde então, mundialmente promovendo um dia de protesto contra o CONSUMISMO , portanto  hoje dia 24 de Novembro  é o dia mundial sem compras.

Vamos colaborar com o planeta ao menos um dia no ano  sem comprar nada , com esse  estímulo  vamos  nos perceber  como pessoas que somos  e  não pelas coisas  que possuímos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...